Centro de Validação Tecnológica Capivari

A Unidade do Capivari localiza-se no 5º Subdistrito do Capivari, na BR-290, km 590, no município de Alegrete-RS. Possui área de 101,7 ha e 62 ha cedidos pelo aeroporto municipal, totalizando 163,7 ha subdivididos em potreiros fixos e por cercas elétricas conforme as necessidades de manejo. A propriedade rural possui casa de alvenaria, galpão, dois poços tubulares profundos, açudes, energia elétrica e centro de manejo para uso em cursos de inseminação artificial de bovinos. Em 2017 instalações de sala de ordenha e sala de alimentação para bovinos de leite foram construídas a fim de implementar esta atividade produtiva.

A área caracteriza-se por apresentar relevo plano com solos franco-argilosos medianamente profundos, com deficiência de fósforo e potássio e baixa matéria orgânica. Segundo levantamento dos atributos físicos realizados pela Embrapa, a densidade do solo apresenta-se com valores bastante elevados, principalmente na camada mais superficial, com média de 1,68 g/cm³, cuja média normal superior é de 1,45 g/cm³. Estes valores estão próximos dos valores de densidade que passam a serem restritivos ao desenvolvimento radicular de culturas de sequeiro, que é de 1,80 g/cm³ ou superiores.

A vegetação predominante é o capim-annoni-2 (Eragrostis plana Nees) que dominou o campo natural. Atualmente 50% da área própria é cultivada.

A unidade do Capivari vem se consolidando como um Centro de Validação Tecnológica e Treinamento com os diversos projetos desenvolvidos e cursos realizados. Ainda tem na produção a maior fonte de renda: a terminação de vacas vazias da Estância do 28 e desde 2018 a produção de leite são as principais atividades produtivas.
Os sistemas de produção são interligados aos projetos de validação tecnológica e treinamento. Na terminação de bovinos de corte são utilizadas pastagens de inverno e verão e na produção de leite além das pastagens tem a produção de silagem de milho e fenos.
A suplementação com rações (leite), sais proteinados e energéticos (leite e corte) são utilizados como ferramenta em épocas de escassez e/ou baixa qualidade do pasto e otimizar o recurso forrageiro.

Localização: Centro de Validação Tecnológica Capivari.