Programa Mais Leite Alegrete

O Programa Mais Leite Alegrete une diversos parceiros com o objetivo de organizar e desenvolver a cadeia produtiva do leite no município de Alegrete.

Nos últimos anos, o programa Balde Cheio, DRS Leite e JPC Leite, entre outros, contribuíram para o crescimento da produção de leite do município, atingindo em 2019 mais de 14 milhões de litros de leite (crescimento de 143% em dez anos).

A equipe de técnicos trabalha de forma organizada, seguindo uma metodologia de gestão da propriedade de forma sistêmica, envolvendo aspectos financeiros e de produção. Todos são treinados para atuar de forma semelhante e disponibilizando assistência técnica gratuita a pequenos produtores.

  • Eventos relacionados ao projeto em 2019:
    5ª Semana da Atividade Leiteira de Alegrete (22ª Feira do Gado Leiteiro de Alegrete, 10ª Gira do LEITE) de 23 a 27 de abril de 2019.
  • 23º Seminário de Bovinocultura de leite realizado em 29 de novembro de 2019 com a participação de 120 pessoas.

 

Assistência Técnica e Extensão em propriedades leiteiras

Desde 2012, ao final do Projeto Urbal Pampa, a Fundação Maronna deu continuidade ao projeto nas unidades demonstrativas de leite. Atualmente são cinco propriedades assistidas mensalmente onde a metodologia Balde Cheio é aplicada.

  • Jane Chagas e Ed Menezes
  • Simone e Jorge Abel Pedroso
  • Andressa e Thyago Oleques de Souza

 

Gráfico 1- Evolução da Produção de Leite no Município de Alegrete.

Programa Balde Cheio

Em agosto de 2019 foi retomado o programa Balde Cheio com 6 unidades demonstrativas sendo uma delas a Unidade do Capivari. Esta nova etapa é uma parceria com a Embrapa e o treinamento dos técnicos locais são realizadas pelo Eng. Agr. Juliano Alarcon Fabricio. Em Alegrete são 6 propriedades nesta modalidade. O Sicredi através do Valor S e o SEBRAE através do Sebraetec viabilizaram este projeto.