A Fronteira Oeste é a grande produtora de arroz irrigado e, nos últimos anos, vem se destacando na diversificação de cultivos como soja e milho, no verão, e trigo, aveia e canola, no inverno. A pecuária de corte é uma atividade de grande destaque e a pecuária de leite avançou muito nos últimos 10 anos. A integração lavoura-pecuária é tema importante, e melhorar processos produtivos, além de otimizar áreas disponíveis para produção se tornou uma condição. O dia de campo, por sua vez, contribui na divulgação de tecnologias adaptadas a região, principalmente aquelas geradas no Centro de Validação Tecnológica Capivari.
As instituições de pesquisa e extensão, Fundação Maronna, Embrapa e parceiros, há mais de 8 anos uniram-se para realização deste evento no município de Alegrete.
Este surgiu com o propósito de difundir conhecimento, boas técnicas de produção de alimentos seguros, de forma sustentável ao maior número possível de produtores, técnicos e pessoas envolvidas no agronegócio. No último dia de campo, também estiveram juntos o IRGA, Unipampa e Emater.
A cada safra primavera-verão são implantadas áreas com o propósito de validar tecnologias localmente.
Em 2024, o Dia de Campo de Verão será realizado no dia 21 de março, quinta-feira. Com início previsto a partir das 8 horas, os temas abordados serão o arroz irrigado, rotação de culturas em áreas arrozeiras, milho, conservação de forragem, aspectos produtivos da pecuária de leite e reprodução de bovinos de corte e leite.
Este ano haverá um roteiro agrícola e um pecuário, mas os interessados poderão participar de todas as estações de campo. Inovando, também haverá uma dinâmica de utilização de drones na agropecuária.
O evento conta com o apoio de Unipampa, IRGA, SEBRAE, EMATER, Instituto Federal Farroupilha, Prefeitura Municipal de Alegrete, Sindicato Rural de Alegrete, Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Acripleite. Patrocínio: Agrimec, Ciavet, Sicredi.