A Fundação Maronna é uma instituição pública de direito privado sem fins lucrativos, instituída em 26 de agosto de 1983, pelos testamentos de Potito e Francisco Maronna, onde textualmente expressa “organizar na ‘Estância do Vinte e Oito’, em Alegrete, um Instituto Agro-pastoril, mais ou menos nos moldes do ‘Massey College’ da Nova Zelândia e manter biblioteca especializada”.
Promover pesquisas, inovações tecnológicas e projetos para o desenvolvimento sustentável regional.
Ser referência regional na geração de conhecimento, tecnologia, inovação e apoio ao desenvolvimento sustentável, até 2025.
A defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
A promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza.
A experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.
Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades rurais.
Desenvolvemos atividades produtivas como forma de viabilizar os objetivos estatutários. Atualmente atuamos em bovinocultura de corte e de leite.
Auxiliamos e viabilizamos estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de conhecimento técnico relacionados as atividades agropastoris.
Fomentamos o desenvolvimento rural sustentável através de iniciativas de qualificação de atividades produtivas. Consultorias técnicas, cursos de capacitação técnica e eventos de divulgação, são alguns exemplos de atividades.
A Fundação é administrada por uma diretoria não remunerada, eleita por um Conselho Consultivo composto por 22 instituições públicas e privadas, mais o último presidente.
Em 2015 foram criados os departamentos de Projetos, Pesquisas e Soluções, juntamente com o Administrativo e o de Produção, com o objetivo de setorizar a Fundação Maronna.
O departamento de Projetos, Pesquisas e Soluções fica responsável, principalmente, em cumprir os objetivos fins da instituição, que constam no Estatuto.
A Fundação é fiscalizada pelo Ministério Público e recebe a visita da Promotoria a fim de verificar se os objetivos fins estão sendo cumpridos. Anualmente a prestação de contas é enviada por meio do SICAP – Sistema de Cadastro e Prestação de Contas.
Presidente: Henrique Rodrigues Farret
Vice-presidente: Carlos Eduardo de Oliveira Suertegaray
Tesoureiro: Gustavo Flores da Cunha Thompson Flores
Secretário: Ricardo Linhares dos Santos
Zoot. Filipe Silveira da Costa
Administradora Elisângela de Almeida Ferreira
Eng. Agr. Adriana Ferreira da Costa Vargas
Localizadas no município de Alegrete – RS. Nelas executamos atividades de pecuária, agricultura e projetos de pesquisa e validação tecnológica.
As unidades também são utilizadas para eventos, cursos capacitantes, voltados a difusão tecnológica rural.
Fone: (55) 3422-2740
E-mail: maronna.adm@gmail.com
Endereço: Av. Assis Brasil, n° 42 – Alegrete-RS