Histórico

Conheça nossa trajetória

A seguir é apresentada uma linha do tempo contendo o histórico da Fundação Maronna, desde sua fundação. Veja também o mural de Presidentes Diretores da Fundação.

1985

Primeira Diretoria Eleita

A organização e a manutenção geral da infraestrutura na Estância do 28 foram as ações priorizadas.

Ao final da gestão desta diretoria ocorreu a primeira visita do professor Kevin Lowe da Massey University, Nova Zelândia, durante a qual foi estabelecido um acordo de cooperação entre as duas instituições visando o cumprimento de parte do testamento dos irmãos Maronna. A partir deste encontro, metas e planos de produção foram estabelecidos para a Estância do 28, reconhecendo-se que era necessária uma visão a longo prazo e que os recursos gerados deveriam ser aplicados no desenvolvimento do potencial produtivo daquele estabelecimento. Esse contato possibilitou intercâmbios entre estudantes brasileiros e neozelandeses.

1988

Foco na Produção

Eleita a Segunda Diretoria que posteriormente foi reeleita para mais um mandato. Nesta gestão bons índices produtivos da pecuária de corte foram atingidos de acordo com as metas e os planos estabelecidos. Com o foco na produção, houve uma forte seleção de bovinos visando o melhoramento genético do rebanho.

1995

Diversificação nas Atividades

A diretoria eleita deu continuidade aos trabalhos na área de produção buscando o incremento da produtividade e rentabilidade, intensificando as atividades educacionais e científicas, aumentando o intercâmbio entre produtores, estudantes e técnicos através de dias de campos, estágios e ensaios. Nesta gestão os cursos de capacitação foram incrementados através de parcerias firmadas entre o Sindicato Rural de Alegrete e SENAR-RS.

Em dezembro de 1995, recebemos os professores Warren J. Parker e o professor John Hogdson, chefe do Departamento de Produção Vegetal. Na ocasião a Fundação Maronna organizou uma reunião técnica com a presença de professores de Universidades, técnicos e alunos de cursos de pós-graduação.

Agosto de 1998

Buscar Parcerias Visando o Desenvolvimento Sustentável

Foi eleita a diretoria que tinha como principal objetivo a busca da produção sustentável baseada na integração lavoura-pecuária com objetivos de difundir alternativas para aumentar a produtividade. Esta diretoria foi reeleita em agosto de 2001 dando continuidade aos projetos e buscando a concretização de parcerias com instituições públicas e privadas visando incrementar as atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Junho de 2007

Consolidação de Parcerias e Projetos de Extensão Rural

A diretoria eleita em junho de 2007 consolidou o projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rincão do 28, coordenando e agregando parcerias que, através da formação de um grupo de produtores e comunidade, da capacitação em técnicas de manejo, validação de tecnologias e inclusão daquela comunidade em projetos de desenvolvimento rural.

Houve uma efetiva participação da Fundação Maronna no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí para o qual a entidade foi interveniente, gerenciando os recursos repassados pelo governo do Estado.

Neste período surgiram os “Parceiros pela Produção” que foi uma iniciativa para fortalecer as ações locais nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de Alegrete, organizaram eventos (seminários, encontros, exposições, etc.) e desenvolveram projetos de extensão (DRS Leite e Desenvolvimento do Rincão do 28).

Junho de 2010

Atuação Regional em Projetos de Pesquisa e Extensão

A diretoria eleita, priorizou a continuidade do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rincão do 28, incrementando ações mais efetivas nas propriedades do grupo, através do aporte de um técnico. Apoiou a formalização da Associação dos Produtores do Rincão do 28 e agregou outros programas de desenvolvimento e capacitação como o projeto URB-AL Pampa e Programa Juntos para Competir. Deu continuidade aos projetos de pesquisas, ampliando as parcerias e melhorando a infraestrutura para receber alunos e pesquisadores na Estância do 28.

2012

Alinhamento das Atividades com os Objetivos Estatutários

Em meados de 2012, foi realizada a primeira reunião com os ex-presidentes para analisar a estrutura patrimonial e sua contribuição para os objetivos. Como resultado, foram definidas algumas diretrizes: manutenção e segurança dos imóveis; realização de um planejamento estratégico; investimento na qualificação dos colaboradores; melhoria na divulgação das ações e, assim possibilitando um salto de qualidade no seu trabalho.

Neste triênio as ações dos “Parceiros pela Produção” foram fortalecidas seja da participação nos projetos de extensão (Programa Mais Leite Alegrete, Pecuária Familiar e Rincão do 28) seja na organização de eventos (seminários, encontros, exposições, etc.) para as diversas cadeias produtivas do município.

A Fundação Maronna continuou atuando no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Ibicuí. Neste período iniciou a participação nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CMMA) e de Desenvolvimento (COMUDE) e Conselho Gestor da APA do Ibirapuitã (CONAPA).

triênio 2013-2016

Fortalecimento Institucinal e Planejamento Estratégico

No triênio 2013-2016, a diretoria buscou o fortalecimento institucional iniciando o planejamento estratégico com o objetivo de organização e setorização para servir de alicerce para crescimento futuro da instituição.

Ao final de 2014 obteve o título de Organização Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP, que permite receber recursos federais para diversos fins. Também foi realizada a reavaliação patrimonial conforme exigência legal e aprovada na prestação de contas ao Ministério Público.

Como sugestão daquela reunião com ex-presidentes, foi concluída a recuperação dos bens imóveis, buscando a posse e posteriormente fazendo manutenção e reforma dos mesmos. Foi feito um trabalho para o recebimento do crédito referente a desapropriação do Capivari, o que ainda não foi concluído. Neste período foram recuperados créditos de ações de propriedade de Francisco Maronna utilizados em reformas do patrimônio.

Triênio 2016-2019

Ampliação das Atividades Fins da Fundação Maronna

A gestão 2016-2019 focou na reorganização da instituição buscando novos negócios com objetivo de incrementar as receitas para ampliar as ações fins da Fundação.

Neste período foi desenvolvido o Projeto de Implantação de um Centro de Validação Tecnológica e Treinamento em Bovinocultura de Leite no Capivari com recursos do Banco Mundial através da Secretaria de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia.

Houve continuidade ao Projeto de Desenvolvimento do Rincão do 28 e Programa Mais Leite Alegrete.

Finalizou o processo de acordo para recebimento do recurso oriundo da desapropriação do Capivari através de precatório da Prefeitura Municipal de Alegrete pendente desde 1993.

Em 2018 credenciou-se como entidade executora do SEBRAE, possibilitando fazer prestação de serviço de assistência técnica à propriedades rurais.

Em junho de 2019 foi reeleita a diretoria.

Presidentes Diretores da Fundação Maronna

1985 a 1988

Adão Dorneles Faraco

1988 a 1994

Alfeu de Medeiros Fleck

1995 a 1998

Marco Antônio Tirelli

1998 a 2004

Ivo Mello

2004 a 2010

Ernani Rossi

2010 a 2016

Luiz Plastina Gomes

Henrique Farret

2016 a 2022

Henrique Rodrigues Farret