Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rincão do 28

O projeto tem por objetivo desenvolver a região do Rincão do 28 e entorno de forma sustentável. Melhorar a renda dos produtores e elevar a qualidade de vida das pessoas envolvidas são algumas metas a serem alcançadas. Foi idealizado em dezembro de 2006 e iniciado 2007. A Fundação Maronna disponibiliza técnicos que acompanham os produtores e realizam a coordenação dos trabalhos que envolvem diversas instituições parceiras.

Reuniões com produtores e comunidade

São realizadas reuniões mensais para tratar de assuntos técnicos referentes às atividades produtivas e identificação de demandas dos produtores e comunidade. Nas reuniões são definidas ações práticas do projeto e o planejamento anual. Em 2019 foram realizadas 12 reuniões.

Projetos Relacionados:

Programa de Produção de Terneiros de Qualidade

Em levantamento realizado ao final de 2008 pela Fundação Maronna e parceiros, foi identificada que na área foco do projeto a bovinocultura de corte é a principal atividade produtiva, independente do tamanho das propriedades (mais de 60% com menos de 100 ha). Esta atividade pode ou não estar associada à ovinocultura de lã (55,9 % dos produtores) ou de carne (17,6 %). Outras atividades, como o arroz irrigado e horticultura, são desenvolvidas em algumas propriedades. Na bovinocultura de corte os principais sistemas utilizados são cria e recria (48%), cria (26%) e ciclo completo (26%), indicando que a produção de terneiros é o principal produto da região.

Objetivos do programa:

  • Melhorar índices produtivos da pecuária de corte;
  • Utilizar a técnica de inseminação artificial de bovinos para melhorar geneticamente os rebanhos e padronizar a produção de terneiros;
  • Trabalhar o associativismo entre os produtores;
  • Comercialização conjunta de terneiros.

As atividades realizadas anualmente são: participação na feira oficial do município de Alegrete, conforme Tabela 2; diagnóstico de gestação das fêmeas em abril; exame andrológico de touros e distribuição dos botijões e do sêmen proveniente da Associação Brasileira de Hereford e Braford em outubro; e inseminação artificial conjunta em novembro e dezembro.

Tabela 2 – Balanço da Comercialização conjunta de terneiros do Grupo de Produtores do Rincão do 28.

********Imagem da Tabela*******

Em 2019, foram 99 terneiros com 198 kg de média, comercializados na feira oficial do município de 7 produtores. O valor do quilo foi R$ 6,01 de média.

Programa Juntos para Competir (JPC) – Projeto Ovinocultura

SEBRAE, SENAR e FARSUL, através do Programa Juntos Para Competir (JPC), foram fundamentais para o êxito das ações no Rincão do 28. Foram vários projetos ao longo dos últimos dez anos.

Em 2017 iniciou um novo projeto focado na ovinocultura, o objetivo foi fortalecer esta atividade produtiva para ser mais uma fonte de renda para os produtores. Neste período foram realizadas consultorias com técnico especializado em ovinos e consultorias de gestão. Este projeto foi finalizado em dezembro de 2019.

Outras atividades referentes ao projeto realizadas em 2019:

Em março de 2019 a experiência do projeto foi relatada no III Seminário Internacional de Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural em La Plata, Argentina. (Confirmar link da palestra)