Outros projetos de pesquisa desenvolvidos no Rincão do 28 e outras regiões do Município

A Fundação Maronna apoia pesquisadores de diversas áreas, disponibilizando áreas para coleta de dados, estadia e alimentação para os pesquisadores e apoio técnico.

• NEXUS PAMPA – Os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com água e a energia na produção de alimentos. Projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado pelo Professor Vicente Celestino Pires Silveira. O projeto é financiado pelo CNPq através da Chamada MCTI/CNPq Nº 20/2017 e tem por objetivo, verificar e criar cenários decorrentes dos sistemas de produção agropecuários utilizados na bacia do Rio Ibirapuitã, através da quantificação e descrição dos processos de formação do escoamento superficial e a sua associação com a degradação dos solos pela erosão e a degradação dos recursos hídricos pela produção de sedimentos, dos tipos de energia e a sua forma de consumo pelos moradores e pela análise da produção de alimentos e a sua forma de inserção nos mercados consumidores.

Publicações em Periódicos:

Ecosystem services and production systems of family cattle farms: an analysis of animal production in Pampa Biome (Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 41, n. 2, p. 661-676, mar./abr. 2020)

Atividades do Projeto desenvolvidas em 2019

• Apoio coleta de dados de campo nativo na Estancia do 28 em 2 produtores.
  • Apoio coleta de dados do questionário Nexus Pampa em Alegrete.
  • Apoio na coleta de dados da mestranda Bruna Coradini (UNIPAMPA) e da doutoranda Hanna Graziela Soares Lima
  • Apoio na visita de pesquisadores participantes do XXV Reunión del Grupo Técnico Regional del Cono Sur en Mejoramiento y Utilización de los Recursos Forrajeros del Área Tropical y Subtropical – Grupo Campos.
  • A experiência do projeto do Rincão do 28 foi relatada no III Seminário Internacional de Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural em La Plata, Argentina, em março de 2019. As despesas foram custeadas pelo Projeto Nexus Pampa.