No último dia 29 de setembro, a propriedade Santa Maria, pertencente ao Cel. Paulo Vargas e família, recebeu uma tarde de campo com os profissionais que integram as atividades na fazenda.
A propriedade fica no município de São Borja, na localidade de Nhu-Porã, e faz parte do projeto de Integração Lavoura-Pecuária do Programa Juntos para Competir (Farsul-Senar-Sebrae). O responsável técnico pelos atendimentos à propriedade é o Engenheiro Agrônomo Juliano Silveira Souto, consultor da Fundação Maronna.
Nos 580 hectares de área total, houve uma retomada das áreas que estavam arrendadas para terceiros e, na medida das possibilidades de investimento, foi implantado o sistema ILP. As atividades iniciais consistiram em um planejamento a partir da coleta e análise de solo para avaliação da fertilidade, assim como um mapeamento da propriedade, um planejamento forrageiro e orçamento e definição do sistema de produção pecuário.
Com os resultados obtidos nos dois anos de projeto, o proprietário demonstrou estar muito satisfeito. Na ocasião, ele também contou sobre a história da propriedade cultivada pela família e sobre a alegria de receber os profissionais. “Nós temos muita satisfação em receber todos amigos e poder mostrar um pouco do trabalho realizado sob a “batuta” do nosso consultor Juliano. Nossas porteiras estão sempre abertas!”, ressaltou o Cel. Paulo Vargas.
Estiveram presentes na tarde de campo os demais membros do grupo ILP São Borja e seus colaboradores, além de Ronaldo da Costa, representando o Senar, Rodrigo Lima, representando o Sebrae e Adriana Vargas e Elisângela Ferreira, pela Fundação Maronna.
A Fundação Maronna possui convênio com o SEBRAE para a prestação de consultorias técnicas a produtores rurais. Dessa forma, as pequenas empresas ou propriedades podem receber consultorias de qualidade de forma gratuita ou subsidiada, sempre com o foco no aumento da produtividade e no melhor resultado econômico.
As pequenas empresas ou propriedades que desejarem receber as consultorias podem contatar a Fundação Maronna através do site ou o SEBRAE de sua própria cidade ou região.